quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Convenção Republicana e o furacão Sarah Palin

[...] Depois de quase oito minutos de aplausos ininterruptos, os comentaristas da democrata CNN só conseguem dizer: “What a night!”. E não conseguem ir adiante. O que é unânime: o discurso foi poderoso. E surpreendente — ao menos para quem esperava que mulher fosse uma tonta.

Desde que McCain indicou Sarah Palin, a imprensa especulava o que poderia acontecer com ela num debate direto com Joe Biden, o vice experiente escolhido para “dar aulas” a Obama sobre política externa. Depois do que se viu nesta noite, creio que Biden prefira ser poupado do confronto. Não porque tema a experiência da adversária, mas porque ela pode ser uma bela e perigosa máquina de disparar frases um tanto arrasadoras em política.

“Eu não sou membro do establishment político. E eu aprendi depressa, nestes dias, que, se você não é um membro da elite com boa reputação em Washington, então a mídia, só por isso, o considera um candidato despreparado. Mas aqui está uma novidade para repórteres e comentaristas: eu não vou para Washington para obter a sua aprovação. Eu vou para Washington para servir ao povo deste país”

“A diferença entre uma “hockey mom” e um pit bull é o batom”

“Hockey mom” é a mãe devotada que leva o filho ao treino de hockey. No Brasil, seria a “supermãe”. Brinca com uma das acusações que lhe fizeram, segundo a qual a sua experiência maior é mesmo ser mãe (de cinco filhos). Ela assume, mas deixa claro que é boa de briga.

“Ser prefeita de uma cidade pequena é como ser um ativista comunitário, mas com responsabilidades reais” (refere-se ao passado de Obama, que era ongueiro antes de virar senador)

“Alguns políticos usam a mudança para promover suas carreiras. Outros, como John McCain, usam sua carreira para promover a mudança”

“O senador Obama e o senador Biden dizem que estão lutando por vocês. Vamos falar claramente: há só um homem que lutou por vocês: John McCain”

A referência, claro, é ao passado de soldado de McCain, que lutou no Vietnã, onde permaneceu como prisioneiro durante quase seis anos.

“Ela já tem [sozinha] mais experiência executiva do que toda a chapa democrata” - Rudolf Giuliani, ex-prefeito de Nova York.

Comentários retirados daqui.

Hoje, discurso de John McCain.

Thales Azevedo.

Nenhum comentário: