quarta-feira, 12 de agosto de 2009

The Dead Weather - Horehound


"O inspirado Jack White não se cansa de lançar projetos paralelos e o Dead Weather foi anunciado com alarde e aguardado com ansiedade. Um dos motivos é que Alison Mosshart, do The Kills, é quem forma a dupla com White. Outro é que White assume as baquetas no álbum - e sua produção, obviamente.

Só por aí, se podia esperar algo diferente. Sabendo que quem completa a nova banda é Dean Fertita, do Queens of the Stone Age, que assume teclados e guitarra, e Jack Lawrence, do Raconteurs, que toca baixo e guitarra, já vamos imaginando o que os ouvidos poderão receber.

E causa alguma estranheza a primeira audição do novo disco de Jack White. Quer dizer, de seu novo projeto, pois é preciso lembrar que seu nome aparece nos créditos de apenas uma das canções, "I Cut Like a Buffalo" - que, aliás, é puro Raconteurs. Em outras seis ele os divide com Alison ou Dean. E isso faz da banda realmente uma banda e não um punhado de músicos que acompanham White. Ouvindo "Horebound" logo se vê que o Dead Weather não é outro White Stripes ou um novo Raconteurs.

O repertório traz fortes influências dos anos 70 e do garage rock, nas guitarras sujas e pesadas e nos vocais rasgados, temas mundanos - com direito a referências ao cramulhão em "Hang You from the Heavens" -, boas doses de blues - em " Will There Be Enough Water?" -, mas junta a isso efeitos e vocais falados, como acontece em "Treat Me Like Your Mother".

Apesar da alta carga energética de canções como "60 Feet Tall", que tem cara de uma jam entre amigos, e "Bone House", "Horebound" não é do tipo que estoura nas paradas de sucesso. É um álbum feito para um público específico: os já fãs dos músicos envolvidos e os saudosistas do estilo garageiro - que gostarão especialmente se ouvirem antes de saber quem toca no álbum.

Além das canções acima citadas, a bela versão para "New Pony", música de Bob Dylan, também merece menção. Enquanto diversos artistas alternativos trocam as guitarras sujas pelos sintetizadores e sonoridades acústicas roubadas do folk, White cisma em correr na direção contrária. E o faz com propriedade. "

Resenha publicada no site www.rockonline.com.br por Lizandra Pronin em 3/8/2009.

---------------------------------------------------------------------------------
Aí embaixo vai o ótimo clipe da música "Treat Me Like Your Mother", uma das melhores do disco.






Eduardo Vasconcelos.

Nenhum comentário: