sábado, 16 de fevereiro de 2008

Joost = Revolução da TV


Poucas pessoas conhecem esse sensacional programa. Isso ocorre devido ao inconveniente que temos no Brasil (mas depois falaremos sobre isso). O Joost (Download) foi desenvolvido pelos criadores do Kazaa e do Skype e promete ser a próxima geração da TV. Ele tem a mesma função do youtube, mostrar vídeos online. Contudo, os usuários não postam seus vídeos. O Joost tem uma lista de canais autorizados pelas indústrias que mostra gratuitamente sua programação. Infelizmente o programa está em fase Beta, ou seja, os canais não estão com toda a grade de programação completa e o programa precisa de um empurrão de grandes nomes da TV internacional e de redes que exibem seriados nos EUA.


Outra vantagem ótima do Joost é o tamanho da tela de exibição. Não mais temos os míseros 50x30 pixels de resolução do youtube. O Joost apresenta uma imagem com maior resolução e gravada digitalmente, o que torna a exibição mais “confortável”.

Porque o Futuro da TV?

Como eu disse, o conteúdo é devidamente licenciado pelos proprietários, o que diminui as questões judiciais relacionadas à propriedade intelectual. Existe um projeto em andamento de upload de vídeo pelos usuários, mas ainda não é o foco dos criadores. Além disso telespectadores de todo o mundo terão a liberdade de assistir o que bem entender e TODA a programação da TV estará disponível na Internet....SENSACIONAL =D. Um exemplo: eu poderia assistir Lost sem estar fora das Leis de Propriedade. Bom para mim e bom para o bolso da ABC (se um brasileiro não tem TV a cabo ou não quer esperar pelo episódio na TV, ele tem que procurar o arquivo na internet e baixar, sendo isso uma atitude ilegal).

E as propagandas?

Ainda está em projeto a exibição de publicidade. Entretanto, são propagandas bastante rápidas, cerca de 30 segundos, para prender mais a atenção do “Virtual” – espectador.

Você encontra de tudo no Joost: desenhos antigos, canais de músicas (inclusive um brasileiro), esportes, documentários e filmes(apesar de ser um pouco precário). Felizmente já existem empresas como a Warner e CBS fazendo parcerias com o programa e garantindo a exibição de programas mais populares.

Infelizmente o brasileiro não consegue desfrutar tanto dessa nova sensação da web 2.0. Essa ferramenta exige um velocidade de internet um tanto que razoável (1 mega) para poder assistir sem muitos problemas ao programas. Menos que isso o espectador se irrita com tanta imagem congelada durante o processo de “bufferização”.

PS: Eu considero 1 mega razoável, pois no Japão um consumidor paga em média 50 reais por uma internet de 50 megas. Aqui (Bahia) pagamos cerca de 100 reais e ainda agradecendo a forças divinas por ter essa velocidade.

Lucas Caires.

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