domingo, 17 de fevereiro de 2008

"Tropa de Elite" conquista o Urso de Ouro em Berlim


O filme brasileiro "Tropa de Elite", de José Padilha, foi o vencedor do Urso de Ouro de Melhor Filme em Berlim. O Urso de Prata ficou com o documentário sobre tortura em Abu Ghraib "Standard Operating Procedure", do norte-americano Errol Morris.

Tropa de Elite, que dividiu a crítica especializada, surpreendeu e se tornou o segundo filme brasileiro a vencer o prêmio tão cobiçado – “Central do Brasil”, de Walter Salles, conseguiu a mesma façanha em 1998 – e deve ser o candidato brasileiro para o Oscar de 2009.

Apesar de ter sido taxado de fascista e reacionário por alguns críticos e de um importante e competente foco da realidade brasileira por outros, Tropa de Elite se firmou como um filme complexo, que levantou discussões como nunca vistas na sociedade e engrandeceu a importância do cinema nacional nesse século XXI.



"Quis explicar como o Estado corrompe os policiais e os incita à violência", declarou Padilha após a cerimônia de encerramento, antes de acrescentar: "O filme foi mal interpretado".

"Acredito que a grande maioria dos brasileiros compreendem o foco do filme", completou o diretor, de 40 anos.

"O que vemos acontece de verdade no Brasil; é triste mas é um fato", disse José Padilha.

"Tropa de Elite" não estava entre os favoritos para o Urso de Ouro. Os filmes mais cotados para o prêmio eram "Sangue Negro", do americano Paul Thomas Anderson, indicado a oito Oscars e que levou o Urso de Prata de direção, e "Happy-go-Lucky", comédia do britânico Mike Leigh, que rendeu o Urso de Prata para a atriz Sally Hawkins.

Alexandre Rios.

Algumas informações foram retiradas do site da Folha de São Paulo (www.folha.com.br)

4 comentários:

Anônimo disse...

A petralhada escolheu "O dia que meus pais... etc" para o Oscar? Tá aí!

Alexandre Macedo disse...

Foi uma estratégia inteligente. O filme agora tem mais força e respeito internacional, fundamental pra ser escolhido. No Oscar de 2009 ele estará, com certeza, concorrendo e é um dos favoritos.

Anônimo disse...

Acho muito pouco provável. A "petralhada" foi muito ignorante em escolher um filme que não se compara, em termos de debate, com o Tropa de Elite.

Mesmo assim, não acredito que o
Tropa de Elite ganhasse o oscar. Filme muito pesado e realista(qualidades positivas, pois mostra o problema como ele é), em que o "americano" não está acostumado.

Anônimo disse...

Quando " O ano em que meus pais saíram de férias " foi escolhido pela "petralhada", Tropa de Elite nem tinha sido exibido no exterior , era uma aposta arriscada...
" O ano em que meus pais saíram de férias " tinha tudo pra dar certo naquele momento, é o típico filme "oscarizável" e tinha chance, sim, de ser escolhido pelo júri.
Tem o Oscar de 2009 ainda e, com já disse, Tropa de Elite já pode estar incluído na lista de favoritos para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro!