sexta-feira, 20 de março de 2009

Larica Total - A Cozinha da Guerrilha

O Larica Total é umas das melhores coisas surgidas na TV brasileira nos últimos tempos. O programa, apresentado pelo ator Paulo de Oliveira(que no programa chama-se Paulo Tiefenthaler, um solteirão convicto e que adora acordar tarde, ficando na dúvida se vai tomar café ou vai partir logo para o almoço) é uma mistura de humorístico e programa de culinária, mas não um programa de culinária comum: o que vale no Larica Total é a criatividade na hora de cozinhar (Paulo, na verdade, nem é cozinheiro, sendo que isso fica comprovado já no primeiro episódio do programa, no qual ele faz o chamado "Frango Total Flex"), a improvisação e a irreverência (muitas das frases faladas pelo apresentador são verdadeiras pérolas, como, por exemplo: "Na sua casa tenha sempre água, cerveja, sal, alho e cebola").

Algumas receitas são coisas comuns do dia-a-dia : arroz, churrasco e pipoca. Mas, na maioria das vezes, Paulo ensina a fazer comidas inusitadas, como o "yakisobra", o "sushi de feijoada" e a "moqueca de ovo". Tem até um episódio,hilário por sinal, no qual Paulo dá uma aula de como se mexer na perigosa panela de pressão, com direito à trilha sonora de Psicose e tudo.

O programa passa toda sexta-feira às 12:30 da noite no Canal Brasil. Eu só vim descobrir o programa no fim do ano passado, quando Jô Soares entrevistou Paulo e, confessou, que já havia se tornado fã do Larica Total. Todos os 24 episódios da primeira temporada do programa podem ser vistos no youtube (um fã do programa chamado Evaldo postou, na comunidade do Larica no orkut, episódio por episódio; é só entrar lá e procurar pelos tópicos dos episódios) . A segunda temporada do programa também já foi confirmada e há planos de lançarem um box com toda a primeira temporada em dvd.

O apresentador tem, inclusive, um perfil seu no orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=11807880115292909559) e também interage com os fãs no site do programa (www.laricatotal.com.br). Nesse site, há espaço para os fãs enviarem suas receitas e há também diversas seções bacanas, como o "glossário de expressões paulínicas" (das expressões, o "xablablau" já ficou famosa).

Aí embaixo, vai uma matéria da Folha de São Paulo sobre o Larica, o link da comunidade do orkut e o primeiro episódio do programa.

Se você vai ver o Larica Total pela primeira vez, eu só tenho uma coisa a lhe dizer : "bem-vindo ao maravilhoso mundo de Larica Total!"

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Matéria sobre o Larica na Folha de São Paulo

Caderno Ilustrada

São Paulo, sábado, 14 de março de 2009

TELEVISÃO

"Larica Total" ensina "culinária de guerrilha"
Paulo Tiefenthaler defende "a verdade da nossa geladeira" no Canal Brasil

"Receita é igual a texto de teatro, depende muito de como você interpreta", diz personagem, que vai ao ar hoje à noite, às 22h30


FERNANDA EZABELLA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Culinária verdade, da realidade". É com essa ideia na cabeça e poucas panelas à mão que Paulo Tiefenthaler tem feito picadinho da noção limpinha da arte de cozinhar na televisão. Ele protagoniza o programa "Larica Total", que vai ao ar na noite de sexta, à 0h30, no Canal Brasil. Há reprises ao longo da programação, como hoje, às 22h30.
Tiefenthaler está longe de ser um bonitão como Jamie Oliver, um descolado como Alex Atala ou mesmo um chef. Ele é ator, interpreta Paulo de Oliveira, um solteirão metido a filósofo que faz da cozinha de sua casa antiga em Santa Teresa, no Rio, o estúdio experimental para seu programete de 15 minutos.
"Yakisobra", "sushi de feijoada" e "moqueca de ovo" são alguns de seus pratos "elaborados". Tem também sopa, sanduíche e arroz. Às vezes, ele surge enrolado numa toalha, fantasiado para o Carnaval ou de ressaca. Está sempre aberto ao erro -que não são poucos- e a muita improvisação. "Não é a panela ideal, mas é a que temos, então vamos em frente", avisa, olhando para a câmera, desafiador. Em conversa por telefone, explica: "O "Larica" é a culinária verdade, cozinha de guerrilha, mas de guerrilha do dia-a-dia da gente, a verdade da nossa geladeira".
O programa, que está no final da primeira temporada, é feito por um "exército de Brancaleone", segundo o ator. Os três diretores são editores e redatores; há um técnico de som e dois produtores, um deles filósofo, que já errou três vezes na data de validade dos alimentos. Tiefenthaler, 40, nasceu na Suíça e foi criado no Rio. É também cineasta de curtas e editor de cinema e televisão.pesar da sua interpretação parecer uma sátira aos programas assépticos de culinária, "Larica Total" é levado a sério pelos fãs. Há uma comunidade bem ativa no Orkut, além de um site oficial que vende camisetas e já recebeu mais de 200 sugestões de receitas.
Os fãs também são responsáveis pela postagem dos episódios no YouTube. São cerca de 300 mil page views para todos os 21 capítulos na internet. Tiefenthaler também leva o trabalho com seriedade. Fica irritado quando dizem que sua cozinha é suja, ou seus pratos, nojentos. Aliás, a cozinha é da casa dele mesmo, e não fictícia do personagem, com o qual sua personalidade entusiasmada se mistura um pouco.
"Todos os pratos ficam bons, é comida normal, caseira", diz, se esquecendo da salsicha que acabou crua após ser "flambada", ou seja, aquecida diretamente na boca do fogão. "Minha cozinha é limpa, real. Não é um cenário de novela." "O molho Total Flex não é nojento", diz, defendendo um molho de frango. "É tomate com mostarda, vinho misturado com um pouco de mel. É uma maluquice, mas fica bom."
LARICA TOTAL
Quando: sexta, à 0h30; reprise hoje, 22h30, e amanhã, 15h30 e 20h05
Onde: Canal Brasil
Classificação: livre
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Primeiro episódio

Parte 01 :



Parte 02 :



-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Link da comunidade do Larica no orkut:

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=65209693



Eduardo Vasconcelos.

Nenhum comentário: