segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

WEB 2.0

Como fã assíduo de computador e internet tenho a obrigação de começar a postar as inovações do mundo Hardware-Software- Internet.


"O termo Web 2.0 (criado pelo Tim O' Reilly) é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web --tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.

Muitos consideram toda a divulgação em torno da Web 2.0 um golpe de marketing. Como o universo digital sempre apresentou interatividade, o reforço desta característica seria um movimento natural e, por isso, não daria à tendência o título de "a segunda geração". Polêmicas à parte, o número de sites e serviços que exploram esta tendência vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos. " -Folha de São Paulo

Basicamente a web 2.0 são as inovações que a programação de sites e até de softwares está passando. Essas inovações estão principalmente voltadas para o AJAX (Java). Se não fosse ele não teríamos o nosso querido Youtube, Player do Lastfm (estou ouvindo The kooks neste exato momento), o Google Maps, e um monte dessas novas possibilidades de interação do internauta. Entre outras dessas possibilidades estão os wikis, BLOGS e RSS.


O wikis são "Páginas comunitárias na internet que podem ser alteradas por todos os usuários que têm direitos de acesso." - Folha de São Paulo. O blogs . . . Nem precisamos explicar. Mas eles têm passado por sérias transformações, como na edição do Layout. Nós, por exemplo, podemos mudar em poucos cliques a configuração do blog, posicionar textos e inserir "gadgets" ("coisinhas" legais para o blog, como o nosso player do Latfm e o atual link para RSS).

E finalmente o RSS. “Abreviação de "really simple syndication" [distribuição realmente simples], é uma maneira de distribuir informação por meio da internet que se tornou uma poderosa combinação de tecnologias "pull" --com as quais o usuário da web solicita as informações que deseja-- e tecnologias "push" --com as quais informações são enviadas a um usuário automaticamente. O visitante de um site que funcione com RSS pode solicitar que as atualizações lhe sejam enviadas (processo conhecido como "assinando um feed").” – F.SP

O RSS (XML) se resume numa newsletter ou página principal. Ou seja, ele serve para fornecer-lhe zilhões de notícias. Entretanto, eu não preciso entupir meu email de “spams” ou ficar mudando de páginas para ler notícias. Eu preciso somente de um leitor de feeds, como um Google Desktop, FeedReader, RSS Bandit ou o próprio Firefox (melhor browser, indiscutivelmente).

Mas como “assinar” essa #$*& desse feed? Simples: Baixe o Firefox, clique nesta imagem e adicione em favoritos. Automaticamente as informações do nosso blog serão atualizadas diariamente, sem vc ficar abrindo páginas e mais páginas para ler notícias quentinhas. Só precisa abrir o painel dos “Favoritos” e ver as últimas notícias dos sites.


Como vc pode ver na figura, qualquer site que possui RSS poderá ser adicionado. Ele também pode ser adicionado pela figurinha que fica ao lado do endereço do site. Esse recurso é muito bom para amantes de notícias online, como eu. =D


Entretanto, toda essa gama de novos recursos tem seus problemas. Além de exigir uma quantidade de memória RAM maior no browser, ela tem seus probleminhas de segurança. O número de portas abertas da internet são maiores, permitindo mais facilmente a entrada de malwares e vírus. Além disso, como o compartilhamento de arquivos tem se intensificado, o espalhamento de objetos indesejados torna-se intensivo. Algumas precauções são: janela única (evitar abrir 2 sites com recursos Java), fazer logout (ao encerrar uma aplicação na web), ficar atento aos sites que possuem muita interatividade, e claro ter um bom anti-vírus (Kaspersky) atualizado.

Enfim, este post só faz formalizar a explicação de aplicativos que utilizamos cotidianamente. Dpois postarei a importância dos softwares livres e mostrar porque usar o Linux Ubuntu. Sejam bem-vindos à era WEB 2.0.

Lucas Caires

Nenhum comentário: