terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Lost - Jacob Loves You



Um avião cai numa ilha deserta. 42 pessoas sobrevivem ao acidente e começa a luta pela sobrevivência. Parece mais uma filme trash da década de 70. Entretanto essa é foi a base para a criação da série mais com elogiada, conceituada, emocionante e inteligente do momento: “Lost”.

Todos estão cansados de saber que eu sou um fã assíduo de Lost, entretanto não tão doido como alguns que se tatuam em homenagem à série. Loucuras à parte quero demonstrar um pouco da emoção que é assistir este seriado e mostrar as vantagens de ver um seriado e não uma novela. Como disse anteriormente, a primeira cena mostra a queda do avião. Um pouco antes desta cena vemos um personagem, teoricamente principal, acordar no meio de um floresta tropical após uma queda de avião; Ele corre ao encontro dos tripulantes e encontra pessoas machucadas e assustadas em meio às ferragens do avião 815 da Oceanic (empresa fictícia de aviação). Cena Inicial (enjoy it). E assim começa o espetáculo.



E então, caro leitor, você me pergunta: qual a vantagem de assistir um seriado se eu tenho novelas todos os dias da semana?

Com um bom seriado o telespectador fica muito mais “viciado”. A cada semana temos um episódio que completa gradativamente algo à história. Por exemplo: muitas vezes (como em novelas) as cenas são cortadas no meio para gerar uma expectativa para o próximo episódio. Entretanto, eles não começam diretamente da última cena. Eles mostram a história com o ângulo em outros personagens. Além disso, o seriado não ganha na quantidade de informações fornecidas, mas sim na qualidade da história. Em Lost há toda uma preparação ao que vai acontecer em outros episódios.

E você me pergunta de novo: as novelas brasileiras também são bem trabalhadas. Para que assistir um seriado?

Em termos técnicos, as novelas brasileiras são bem feitas. Mas descarrega um monte de informações desnecessárias ao telespectador. Cenas completamente inúteis. Num seriado, os diretores e autores têm 45 minutos para prender o indivíduo e formar um história extremamente complexa. Além do mais, eles possuem quase 3 semanas para filmar e editar um episódio (isso que eu chamo de trabalho bem feito). Nós vemos constantemente efeitos visuais em Lost. Urso polar aparecendo no meio da floresta tropical, gente sendo sugada pela turbina do avião, avião se partindo e caindo do céu, etc.


Em novelas os personagens são totalmente planos, sem construção psicológica e , inevitavelmente, com visões maniqueístas (em nenhuma novela personagens desaparecem ou morrem do nada, como acontece em Lost). Lost começou a usar uma técnica, mais utilizada no cinema, em que não temos personagens principais. Aparentemente Jack, o médico, é o líder do grupo de 42 pessoas. Entretanto, os conflitos intra - personagem e inter - personagens tiram a liderança dele. Sem contar que constantemente a mesma história é contada de outro ângulo.

E porque tantos “idiotas” ficam criando teorias sobre uma ilha que tem torre de rádio, gravações de 16 anos e raptadores de criancinhas?

Essa pergunta é feita por pessoas que pegam episódio separados da trama. Lost põe na cabeça do telespectador uma série de perguntas (no momento sem respostas) que prende a atenção do indivíduo. O mistério gerado pelo seriado é tremendo. Também não é para menos. Urso polar aparecendo no meio de floresta... Construções, parecendo bunkers da segunda guerra, no meio de floresta... =S
O seriado dá espaço para diversas interpretações e nem tão cedo os autores vão responder as diversas perguntas que são feitas à cada temporada, pois esta é a graça do seriado.

Outra chave do sucesso de Lost são os flashbacks. Todos os episódio contam um pouco da história do personagem – foco do episódio. E como se isso não bastasse, os personagens se encontram no passado de forma inexplicável, só que não lembram dos míseros segundos de contato. E como se isso não bastasse [2], ainda criaram o flashfoward (flashes do futuro), questionando assim o destino e as escolhas tomadas pelos personagens.

Afinal, quem é Jacob?

Eu teria que explicar todas as temporadas para chegar à essa resposta. Só foi um toque para quem já conhece o seriado. Cada temporada tem um foco. A primeira é a base para construção dos personagens. A segunda tem o foco em outros sobreviventes do vôo. E a terceira nos “outros”, um povo aparentemente nativo da ilha. E a quarta (lançamento em 31 de Janeiro) ... é melhor não contar.

Quem lê esse resumo pensa que a série só fala loucura e baboseiras. Temas como destino, paixão, responsabilidade, fé, confiança ao próximo, coletivismo, perdão, entre outros, são temas tratados em cada episódio. Além de termos toques de filosofia, ciência, psicologia e livros.

Lost procura aliar entretenimento com informação. Temos 8 nomes com referência a filósofos: Rousseau, John Locke, Hume Desmond, Bakunin Mikhail, Edmund Burke, Anthony Cooper, Edward Said, Thomas Carlyle. Os autores unem a história real dos filósofos com as temáticas usadas nos episódios. Além disso, a maioria desses filósofos são iluministas, ou seja, ajudaram na criação teórica dos princípios da república (democracia). E os conflitos entre os personagens mostram claramente a busca constante da igualdade de decisões (como eu disse, o lider é apenas representativo).

Terminando, como se isso tudo não bastasse [3], a emissora abc financia a criação de um jogo chamado arg. Neste jogo cria-se uma história que tem conexões com o seriado. No ano passado criaram um chamado "Lost Experience", em que mostrou mais sobre a empresa que financiava a Dharma Iniciative ( só quem conhece o seriado sabe do que eu estou falando). Agora, o "Find 815" mostra a história de um TI da Oceanic que está tentando achar pistas sobre o avião, pois a empresa desistiu de buscar o avião. E o mais interessante é que as histórias vão bater com a história do seriado.



Não é perda de tempo assistir Lost. um entretenimento criativo e enriquecedor, algo muito difícil de se achar no âmbito nacional e internacional. E para os fãs, o melhor blog sobre Lost: Dude we are Lost

Lucas Caires.

Um comentário:

hollydilma disse...

NOSSA VOCE ENTENDE MESMO DE LOST GOSTEI MUITO DO SEU BLOG PARABÉNS ASSIM COMO VOCE EU GOSTO DE LOST E TAMBÉM ENTENDO MUITO DO ASSUNTO,ENTÃO ATÉ A QUARTA TEMPORADA. UM ABRAÇO!