domingo, 13 de janeiro de 2008

Tv Globão


Eu assisti, há pouco tempo, as quatro partes do documentário feito pela BBC em 1993 sobre a rede Globo (Muito além do Cidadão Kane). Apesar da idade, 15 anos, o documentário é extremamente atual, quando se diz respeito à falta de decoro da Globo nesses seus anos de existência. Todos nós sabemos que a TV Globo foi fundada no regime militar, ou seja, teve sua concessão cedida pelo regime. Em pouco tempo de existência se tornou a maior do Brasil e não demorou muito para chegar à posição de maior da América Latina (daí se tira o poder de influência no senso comum do brasileiro). Entretanto, ela não fez jus a sua grandeza e atuou como um dos braços que ajudaram na permanência do regime militar. Fez isso através de exaltações ao governo e omissões de fatos importantes, como por exemplo, manifestações do movimento sindical e estudantil. O reflexo disso foi o controle da maioria da população pelo regime através da idéia de que tudo está indo bem. A desculpa que foi dada para explicar essa omissão foi a censura... Acredita nisso quem quiser.

A Globo, hoje, é um dos maiores exemplos de imprensa comercial. Pense comigo: se a Globo é financiada pelas grandes empresas você acha que ela, de alguma forma, as prejudicaria? Claro que não!! (a lógica da imprensa comercial é essa) Por isso, eu recomendo não se limitar a acompanhar apenas a imprensa comercial (Globo e Veja, por exemplo), pois, caso contrário, você será “vítima” de notícias, muitas vezes, tendenciosas e incompletas, o caso Chávez é um exemplo disso. Portanto, a meu ver, é importante procurar diversificar suas fontes de informação através de revistas e emissoras “alternativas”, já que assim, você analisa os fatos por vários pontos de vistas e...

Para finalizar, eu quero dizer que eu seria um idiota se não reconhecesse a importância da Globo não só no Brasil, mas também, no mundo todo. Ela "apenas" faz o jogo, ou seja, o problema não é só com ela, mas também com jogo.

O link no youtube do documentário: http://br.youtube.com/watch?v=JA9bPyd1RKQ

Não se esqueça que são 4 partes.

Marcos Alves

Nenhum comentário: