domingo, 8 de fevereiro de 2009

Uma breve reflexão

Vida de vestibulando é uma merda. Estava agora analisando o que eu não poderei fazer este ano para me dedicar quase que exclusivamente ao famigerado vestibular. Tenho que ser pragmático. Não é isso que todo mundo diz? “Meu filho, pra passar no vestibular você deve ser prático e direto. Ou seja, estude. Estude!” Então, preciso me privar de muitas coisas.

Estava agora fazendo as contas. Se tudo der certo, verei um filme por semana. Um, sendo otimista. São quatro filmes por mês. Até o mês de dezembro, pouco mais de 40 filmes. Pouco, tendo em conta que vi 30 filmes neste recesso, tendo passado boa parte dele longe de casa. Ou seja, passarei mais um ano – já que a segunda vez que prestarei vestibular – me privando daquilo que eu mais gosto de presenciar culturalmente.

Música? É melhor nem pensar nisso. Séries de TV? Ficarei um bom tempo sem especular sobre Lost, aprender com Charlie e Alan em Two and a half men e rir do diabo chamado Cartman em South Park. E o blog? Só voltarei a escrever quando tiver tempo e internet funcionando.

Mas, claro, tudo isso pode valer a pena se, no final do ano, estiver com a cabeça raspada, pronto para traçar meu futuro na vida. O futuro. Quando um estudante percebe que a decisão que ele toma hoje pode modificar completamente sua vida, a angústia toma conta. Pare pra pensar: são muitas as alternativas. Cada uma irá definir quem eu serei no restante da minha vida. O que eu representarei? Com o que e com quem irei trabalhar? Com essa profissão, serei rico ou pobre? Realizado ou fracassado? Este último questionamento dói. Uma conversa com Woody Allen cairia bem agora...

O tempo corre. Ironicamente, encontro na minha frente um marcador de texto com o seguinte pensamento: “Conhecimento faz a diferença. Estude sempre.”

É, a conversa com Woody Allen fica pra depois.

Alexandre Rios.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que todos do blog estão, ainda, com essas dúvidas na cabeça. Raspá-la, infelizmente, não significa um alívio de 100%.
Escrever um texto requer dedicação. Não largo meu compromisso com o blog, mas também estarei "out" por alguns dias.

Anônimo disse...

Vai estudar xandemo!

Tiago disse...

Irmão, pelo menos esse filme por semana não deixe de ver, nunca
É preciso abandonar coisas pelo vestibular sim, mas não é bom que se abandone tudo, você estar bem e tranquilo conta muito no dia da prova