sábado, 23 de maio de 2009

O que fazer quando chove?

Gosto muito quando chove. Que me desculpem as pessoas que sofrem com a chuva. Mas, amigo leitor, a atmosfera – e não estou me referindo apenas à geografia física – que as chuvas trazem é sensacional. Ainda mais pra aqueles que vivem em locais mais quentes, como eu. Não tenho muito tempo pra aproveitar esse clima - se bem que esse ano tem chovido bem mais que o normal e a previsão é de que continue assim por mais alguns meses. Meu professor disse que tudo isso é conseqüência da La Niña. E eu acredito nele. Bom, na sua cidade também está chovendo e você tá aí, sozinho, parado em frente ao computador, vendo o orkut dos outros e ouvindo Radiohead? Vou te ajudar a melhorar sua vida com algumas dicas.

Filmes: Não há nada melhor para se fazer quando chove do que ver alguns filmes. Acabei de ver “Uma mulher para dois” – não, não é o 'Jules e Jim' do Truffaut – com o Robert de Niro e Bill Murray. Estava me perguntando como um filme com esses dois caras, produzido por Martin Scorsese, sendo uma comédia romântica com uma trilha sonora digna de filmes de máfia, seja tão desconhecido por aqui. Bom filme, apesar de um pouco irregular. Dá pra quebrar o galho em dias de chuva. Mas nem se compara com os dois que irei recomendar agora.

Cantando na chuva é uma sugestão previsível, claro. Mas não dá pra deixar passar essa obra-prima do cinema americano! Este filme carrega o peso do cinema nas costas, expressa toda uma cultura fantástica com boas músicas, boas danças, gente bonita e uma história envolvente. Precisa de algo mais?

Tem também um dos meus filmes preferidos: Se meu apartamento falasse. Meu Deus, como eu gosto desse filme! Billy Wilder é um gênio. Jack Lemmon é um ator maravilhoso. E 'Se meu apartamento falasse' é um filme divertido, sensível, mágico. Talvez seja o filme que eu mais me identifiquei em toda minha vida. Costumo dizer que é um filme de Woody Allen nota dez. Não que eu não goste do Woody, muito – e põe muito nisso – pelo contrário. Mas nunca vi um filme dele que chegue à perfeição. Billy Wilder fez dois, em minha opinião. E por que eu estou trazendo Woody Allen na conversa mesmo? Bom, o filme do apartamento tem jazz, Nova Iorque e diálogos geniais. Não precisa mais prosseguir, certo?

Livros: Envergonho-me de ler pouco. Mas pegue algo de Agatha Christie e vá ser feliz!

Música: Jonas Brothers ou Radiohead? Nenhum dos dois. Recomendo algum disco de jazz. Kind of Blue, do Miles Davis, ou Doin´ Allright, do Dexter Gordon. Qualquer um dos dois tá de bom tamanho, companheiro. Se você não quer algo apenas instrumental tem outra opção. Hoje escutei bastante Louis Prima. Muito interessante, bem divertido. Abaixo um vídeo com uma música dele. Boa diversão!



Alexandre Rios.

Um comentário:

Lucas Caires disse...

Ótimo parênteses. O único problema é quando a pessoa mora numa cidade em que o clima é completamente louco. Não dá nem tempo de aproveitar esse estado de espírito. Contudo, a madrugada é imbatível. Nada melhor que uma bebida quente e a madrugada.