terça-feira, 6 de outubro de 2009

Black Dynamite - He's super cool and he knows kung fu!




Não sei se quando esse filme estreia comercialmente no Brasil (o filme passou recentemente no Festival do Rio), mas vou assisti-lo com certeza. Aí embaixo vai uma crítica do filme retirada do site Almanaque Virtual (www.almanaquevirtual.com.br).

----------------------------------------------------------------------------------

Por Mario Abbade
05/10/2009

Todo ano, um punhado de filmes paródias chega ao circuito. São produções que apostam suas fichas em avacalhar sequências de longa-metragens marcantes ou até mesmo, filmes que tiveram um enorme sucesso de bilheteria. O resultado final costuma ser desastroso.

Black Dynamite (2009) é um diferencial. O filme satiriza o gênero blaxploitation com muita criatividade e inteligência. São noventa minutos de puro entretenimento, que mesmo o espectador não familiarizado com o tema, irá se divertir com o longa dirigido por Scott Sanders. Cineasta Quentin Tarantino prestou uma homenagem ao gênero em "Jackie Brown".

Já no início, Sanders homenageia o gênero
grindhouse (produções exploitation ou de gênero que eram exibidas em dupla nos cinemas) com um pequeno filme publicitário sobre uma bebida maltada que terá papel importante na história.

Depois a trama avança e conhecemos Black Dynamite (
Michael Jai White), ex-combatente do Vietnam e ex-agente da CIA, que luta contra as injustiças em sua comunidade. Quando seu irmão Jimmy é morto, ele junta forças com seus dois amigos Cream Corn (Tommy Davidson) e Bullhorn (Byron Minns), e descobre um plano rocambolesco, que envolve tráfico de heroína em um orfanato, uma bebida maltada adulterada, a diminuição do pênis, entre outros absurdos. Black Dynamite sai em busca de justiça contra a Máfia, a CIA, o Sistema e a própria Casa Branca, personificada literalmente por Richard Nixon e sua esposa Pat.

O roteiro foi escrito pelo próprio Sanders,
Byron Minns e Michael Jai White, baseado em um argumento criado por Minns e Jai White, utilizando todos os costumeiros tópicos dos filmes do blaxploitation produzidos nos anos 70. Podemos exemplificar o gênero com os filmes "Sweet Sweetbacks Baadasssss Song" (apontado como precursor), "Super Fly" (com o cantor/compositor Curtis Mayfield) e "Shaft" (teve sequências, depois virou seriado de TV e ainda teve uma refilmagem em 2000).

Todos os clichês do gênero são reunidos em um só filme. Tramas e sub-tramas de diversos filmes surgem a cada instante através de diálogos e sequências. Também há uma forte influencia dos seriados policiais que eram exibidos na época. O ótimo trabalho de Sanders, Minns e Jai White, pode ser comparado as paródias criadas por Mel Brooks
e no inicio da carreira da dupla Jim Abrahams & David Zucker ("Apertem os Cintos o Piloto Sumiu", "Top Secret!" e "Corra que a Policia Vem Ai").

Para quem não conhece, o
blaxploitation é uma denominação criada da junção das palavras black (preto em inglês) e exploitation (exploração em inglês). A diferença reside nos protagonistas interpretados por atores afro-americanos, em que os brancos eram os corruptos na trama. A narrativa girava em um ambiente urbano, povoado por traficantes de drogas, cafetões, pistoleiros, entre outros personagens.

Todos esses grupos sociais são retratados em
Black Dynamite, com uma bela personificação feita pelos atores. Os nomes dos personagens são um verdadeiro achado. Fora esses grupos, a narrativa ainda flerta com o Black Panther (organização revolucionária norte-americana que promovia o poder negro), os políticos não violentos estilo Martin Luther King (personagem Gloria, interpretada por Salli Richardson-Whitfield) e com o filme "Operação Dragão", com o mestre Bruce Lee. Isso fica claro, quando Black Dynamite precisa ir à Ilha de Kung Fu enfrentar Dr. Wu. Repare também na cena em que Black Dynamite salta para quebrar uma luminária no teto. Uma outra referencia ao personagem Kato, interpretado por Bruce Lee no seriado de TV "Besouro Verde".

Os figurinos (a indicada ao Oscar
Ruth Carter), os cenários (Denise Pizzini), os cabelos (Charles Gregory Ross) e a maquiagem parecem saídos de um túnel do tempo, tamanha a perfeição da criação. Até mesmo a linguagem cinematográfica recebeu um tratamento especial para recriar a aura das produções dos anos 70, através de panorâmicas e closes repentinos da câmera de Shawn Maurer, uma edição tosca de Adrian Younge, microfone em cena, sequências de explosão repetidas (exemplifica o baixo orçamento desses filmes) e a utilização de contraste em película 16 mm (também foi usado digital). Para completar o clima, a trilha sonora repleta rhythm & blues e funk, compostos por Adrian Younge, cadencia a narrativa.

O personagem Black Dynamite, interpretado por Michael Jai White (fez "Spawn" e o vilão Gambol em "O Cavaleiro das Trevas"), é uma mistura de Richard Roundtree ("Shaft") com Jim Kelly (carateca que fez uma dezena de filmes
blaxploitation nos anos 70). Jai White é uma máquina de distribuir socos e golpes com seu nunchaku (em português, matracas é uma arma de artes marciais que consiste de dois bastões pequenos conectados em seus fins por uma corda ou corrente - outra referencia a Bruce Lee). Suas lutas são pancadaria pura com toques de humor, mas sem cair na palhaçada. Vale dizer que Jai White já ganhou 7 faixas pretas em diferentes estilos de caratê e 26 títulos de artes marciais. As coreografias foram criadas pelos irmãos Ron e Roger (interpreta Dr. Wu) Yuan.

Além das lutas, a força de Jai White também está em sua maneira extremamente machista de compor seu personagem. Suas frases de efeito e suas reflexões são disparadas com tamanha confiança, que fica impossível não se apegar ao personagem. Todas as mulheres do filme não resistem ao charme de Black Dynamite. Uma sequência envolvendo Black Dynamite e seus amigos conversando sobre os deuses gregos, é um dos diálogos mais estapafúrdios e engraçados do ano.

O personagem Black Dynamite lembra Austin Powers e Tenente Frank Drebin ("Corra que a Policia Vem Ai"). Em que uma figura dramática foi concebida para homenagear e simbolizar de forma humorística, uma série de personagens icônicos da cultura pop. Através dessas criações, gêneros são subvertidos com propriedade.

Black Dynamite é um manjar dos deuses para os cinéfilos.

Mostra Midnight Movies

Black Dynamite
EUA, 2009. 90 min.
Direção: Scott Sanders
Com: Michael Jai White, Tommy Davidson e Byron Minns.



Eduardo Vasconcelos.

Nenhum comentário: