quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Bruce Springsteen - Working on a dream

O ano de 2009 mal começou e já temos um disco que será um sério candidato a melhor do ano: "Working on a dream", do veterano cantor, compositor e guitarrista Bruce "The Boss" Springsteen ao lado da sua fiel E Street Band. Nesse seu novo disco, Bruce deixa um pouco de lado as letras políticas (por políticas leia-se "anti-Bush") que tanto marcaram "Magic", o seu álbum antecessor lançado em 2007, e investe em letras mais românticas e em sonoridades bastante variadas.
O disco abre com uma das melhores canções que ouvi nos últimos anos, uma verdadeira fábula do Velho Oeste em 8 minutos : "Outlaw Pete". A letra da canção conta a história de um fora-da-lei chamado Pete, que pensa, em certo momento da música, ter se regenerado ao se casar com uma índia Navajo e ter tido uma filha. A melodia mistura de forma perfeita piano, guitarra, bateria e a voz poderosa de Springsteen, tendo também uma gaita que lembra bastante a sonoridade da gaita tocada pelo personagem de Charles Bronson no filme "Era uma Vez No Oeste" de Sergio Leone.
A segunda faixa, "My Lucky Day", é um típico rock à la Bruce Springsteen, com melodias e letras empolgantes, lembrando tantas outras músicas já compostas por ele ao longo de sua carreira. Uma das melhores do disco.
"Working on a Dream", a terceira música do disco e que dá nome ao mesmo, não deixa a qualidade do álbum cair: com a sua letra idealista ("The sunrise come, I climb the ladder. The new days break and I working on a dream"), é de se perguntar se Bruce, nessa canção, está se referindo ao fim da era Bush e ao início do governo Obama, que representa a esperança para vários americanos (Springsteen, na época das eleições presidenciais norte-americanas apoiou abertamente a candidatura Obama) ou se está apenas cantando algo puramente sentimental.
Porém, se podemos enxergar um conteúdo político na faixa três , em músicas como "Queen of the Supermarket", "What Love Can Do" e na deliciosa "Surprise, Surprise", Springsteen nos mostra que está hoje mais preocupado em questões do coração do que em questões de Estado.
Outros destaques do cd vão para o ótimo blues "Good Eye", a singela balada folk com ares de Bob Dylan "Tomorrow Never Knows" (a certa altura eu pensei estar ouvindo o próprio Dylan cantando), a extremamente romântica "Kingdom of the Days" e a triste "Last Carnival".
O cd ainda possui uma faixa bônus, "The Westler" (uma bela música que examina a perda, o respeito e a rendenção), que compõe a trilha sonora do filme de mesmo nome estrelado por Mickey Rourke (ator vencedor pelo Globo de Ouro por esse papel, sendo que a música do "The Boss" também levou o mesmo prêmio na categoria "melhor canção").
Um álbum bem acima da média e extremamente recomendado para todos os fãs de Springsteen e para os apreciadores da boa música.


Bruce Springsteen - Working on a dream (2009):
01. Outlaw Pete
02. My Lucky Day
03. Working on a Dream
04. Queen of the Supermarket
05. What Love Can Do
06. This Life
07. Good Eye
08. Tomorrow Never Knows
09. Life Itself
10. Kingdom of Days
11. Surprise, Surprise
12. The Last Carnival
13. The Westler (bonus)



[Nota 9.0]




Eduardo Vasconcelos.

Nenhum comentário: