terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O clássico Battletoads!



"Battletoads" é um dos games mais difíceis que eu já joguei e, sem dúvidas, um dos mais difíceis já lançados para consoles. Nesse vídeo que eu postei, um cara conseguiu passar de uma das fases mais hardcores do game, o windtunnel (percebam que a velocidade dos obstáculos no final da fase é absurda!), um feito para poucos gamers, diga-se de passagem.
O jogo, um verdadeiro clássico da pancadaria, foi lançado em 1991 pela empresa Tradewest (sendo desenvolvido pela Rare) e popularizado principalmente em duas plataformas : MegaDrive e SNES. O enredo gira em torno de dois sapos mutantes adolescentes, Rash e Zitz, que devem salvar seu irmão Pimple e a Princesa Angelica da malvada Dark Queen, líder do planeta Ragnarok, com a ajuda do Professor T. Bird e sua nave espacial, The Vulture.
A jogabilidade é o tradicional 2D "beat-em-up" em que o jogador avança derrotando inimigos e obstáculos, a exemplo do também clássico Streets of Rage (game que eu farei uma análise em outra oportunidade). O game ficou famoso não só pela sua dificuldade elevada mas também pelo humor visual (os golpes finais dos Toads são bastante engraçados), pelos gráficos avançados para a época e pela ótima trilha sonora.
Em contraste com muitos jogos, que se tornam gradualmente mais difíceis, a terceira fase de "Battletoads" apresenta um grande aumento de dificuldade ( a já citada fase da corrida ou o windtunnel) Para agravar este problema, "Battletoads" dá ao jogador limitados continues ao ser derrotado (muitos outros jogos deste porte dão ilimitadas chances), e não tem password para salvar a posição do jogador. Apenas os mais dedicados jogadores chegam até a metade deste jogo.
Dois jogadores cooperando um com o outro geralmente terminam um jogo mais facilmente, mas "Battletoads" se torna mais difícil desta maneira, principalmente nas fases de corrida. Se um dos jogadores colidir com um obstáculo durante a corrida, ambos voltam ao início da fase, reiniciando tudo.
Além do jogo de 1991, foi lançada em 1993 uma versão chamada "Battletoads & Double Dragon", um crossover entre os sapos e os personagens da série "Double Dragon", sendo mantidas várias das características do jogo original.
Esse grande clássico dos games é recomendado apenas para os jogadores mais experientes e que tenham bastante tempo e paciência para passar várias horas jogando e se aperfeiçoando nas fases dificílimas. Senão, meu amigo, será game over na certa!

Eduardo Vasconcelos.

Nenhum comentário: