domingo, 4 de janeiro de 2009

E o melhor disco de 2008 é...

Em primeiro lugar, não sou expert em música. Em segundo lugar, ouvi poucos discos lançados em 2008, até porque pouca coisa interessante tem surgido nos últimos anos. Também não escutei “Chinese Democracy” e, depois de ter lido algumas críticas, acho que não perdi muita coisa. Não foi desta vez, Axl. Quem sabe daqui a 15 anos...

Mas, pelo pouco que eu ouvi e pelas novidades da música que vejo na televisão, tomada pelo hip-hop, arrisco cravar o nome do melhor disco do ano.
Oracular Spectacular. Nome legal, não? O disco também é o máximo. Formada por Andrew Vanwyngarden e Ben Goldwasser, a banda MGMT tem tudo pra ser um dos grandes nomes da música pop no futuro. Podemos dizer que o disco é uma psicodelia dançante, baseado fortemente em letras que falam sobre uma juventude rebelde e descompromissada. Como dizem alguns versos da sensacional “Time to Pretend”, talvez a melhor música do ano: “Let’s make some music, make some money, find some models for wives. I’ll move to Paris, shoot some heroin and fuck with the stars… We'll choke on our vomit and that will be the end. We were fated to pretend.”

E
Oracular Spectacular consegue manter o ritmo com muita competência. Weekend Wars, a segunda faixa do álbum, merece uma atenção especial por ser extremamente bem trabalhada. Tudo parece ser meio galático, cósmico, bem diferente do que estamos costumados a ouvir por aí. “Kids” é perfeita para tocar em discotecas – o deve tocar na América do Norte ou Europa. No Brasil? Acho pouco provável. Talvez em São Paulo, lá toca de tudo mesmo... “The Youth” e “Electric Feel” integram, junto com as outras três que eu já citei, o top 5 do disco. Mas, repito, o disco é homogêneo e muito bem produzido por Dave Fridmann, o mesmo produtor de Flaming Lips, que parece ser a banda que mais se assemelha ao MGMT, dizem os críticos.

Mas não posso esquecer das outas coisas boas que eu ouvi no ano.
Vampire Weekend fez um disco sensacional, que me fez pensar se poderia ocupar o lugar do MGMT na minha lista fajuta. Elvis Costello voltou com um bom disco, Momofuku – o inventor do miojo. E o que dizer do AC/DC com o “Black Ice” e o seu rock and roll simples e inspirador de sempre? “Day and Age”, do The Killers – minha banda preferida da década – sacramentou o amadurecimento do quinteto. O Oasis também fez um bom disco, sim senhor. Temos também o “The Age Of The Understatement”, do Last Shadow Puppets e o “Death Magnetic” do Metallica… Enfim, foi um bom para a música. Ainda esqueci da garota-prodígio Mallu Magalhães e seu folk rompedor de barreiras musicas. Brincadeirinha, hehe.

Melhores músicas:
Black Plant e Standing Next To Me (The Age Of The Understatement)
The End of The Line e The Day That Never Comes (Death Magnetic)
No Hiding Place, American Gangster Time e Turpentine (Momofuku)
Rock´n´Roll Train, Anything Goes e War Machine (Black Ice)
Oxford Comma, A-Punk, M79, Mansard Roof, Cape Cod Kwassa Kwassa e Walcott (Vampire Weekend)
Human, Spaceman, Losing Touch, Joyride (Day and Age)
Bag It Up, I´m Outta Time, The Shock Of The Lightning e To Be Where There´s Life (Dig Out Your Soul)
Time To Pretend, The Youth, Kids, Weekend Wars, Electric Feel, Pieces of What e Of Moons, Birds & Monsters (Oracular Spectacular)

Alexandre Rios

2 comentários:

Rebecca disse...

essa lista de melhores musicas é sua?
pq se for, black plant! que bom, vc ouviu a musica que lhe mandei!
hahahahahaha
só posso falar pelo oasis e pelo the last... grandes cds. Tenho que admitir the killers fez um bom trabalho, mesmo não gostando muito, ou melhor, não gostando da banda!
Sobre a Mallu, bem...há controvérsias! rsrsrs

Anônimo disse...

MGMT empata com Oasis. The Last Shadow Puppets fez um bom trabalho, mas há músicas "desconfortáveis" de se ouvir. Oasis merece um post. Brevemente farei um.