sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

LOST - [S05E01] - Because You Left


! AVISO : O texto abaixo contém spoilers !

Depois de muito tempo de espera, finalmente a quinta temporada de Lost estreou com dois episódios inéditos!
O primeiro deles, "Because You Left", não teve uma figura central como era comum nos episódios das temporadas anteriores, mas o personagem mais importante dessa season premiere foi Daniel Faraday (o episódio começa e termina com a presença dele). Antes dos créditos iniciais, ficamos sabendo o nome do cara que aparece dando as instruções nos videos da Iniciativa Dharma ( Dr. Marvin Candle) e, após isso, é revelado como foi descoberto o mecanismo que Ben utilizou para mover a ilha (no momento que o Dr. Marvin Candle sai da inspeção feita nas escavações da futura Estação Orquídea, ele esbarra com ninguém mais, ninguém menos que Daniel Faraday, o físico do cargueiro).
Faraday, em certo momento do episódio, revela o que aconteceu com a ilha depois que Ben a moveu no último episódio da temporada anterior: a ilha não se moveu no espaço, mas foi deslocada na linha temporal e agora está se movendo, como o próprio Faraday afirmou, de forma semelhante a uma agulha num disco. Devido a isso, o episódio foi marcado por vários saltos temporais da ilha ("son of a...bitch!" ;D ) , seja para o passado (como no momento em que Locke vê o avião dos traficantes africanos cair na ilha e depois ser baleado na perna por Ethan), seja para o futuro (quando o mesmo Locke recebe a ajuda de Richard Alpert e este o revela que para salvar a ilha é necessário trazer de volta todos que dela sairam, sendo que para isso acontecer Locke tem morrer). Richard Alpert também pede para Locke lhe entregar uma bussóla quando eles se encontrarem novamente.
Jack e Ben, na tentativa de reunir os outros que sairam da ilha (Hurley,Sayid,Kate,Aaron e Sun) para depois poder retornar para lá, não tiveram tanto destaque no episódio, ao passo que Sayid e Hurley protagonizaram a melhor cena desta abertura de temporada: a luta no apartamento,na qual Sayid foi atingido por um dardo tranquilizante. Kate e Sun também apareceram brevemente : Kate foi confrontada por dois agentes que diziam querer amostras de sangue dela e de Aron, e Sun teve uma conversa interessante com Charles Widmore no aeroporto.
E, para fechar o episódio com chave de ouro, tivemos uma cena bombástica : o encontro entre Faraday e Desmond no passado da ilha (quando Desmond ainda estava na escotilha). Faraday, neste momento, explica, para um atordoado Desmond, que todos na ilha estão em perigo e , após isso, pede que sua mãe (como de costume em Lost, não ficamos sabendo o nome dela) seja encontrada pelo "Brotha" em Oxford. Desmond, já no presente, acorda no barco que ele está com Penny e percebe que aquela conversa tida com Faraday no passado não foi um sonho, mas sim uma lembrança, decidindo então partir para Oxford.
É, em momentos como o final desse episódio, que um fã de Lost, ao mesmo tempo que fica com a cabeça explodindo de tantas informações, fica também com a aquela expressão de "porra, que série do caralho!". PÓUM!* ;D

*Para quem não entendeu, esse é o som escutado ao fim de cada episódio de Lost quando aparece o nome "LOST" com um fundo preto atrás.


[Nota 9.0]



Eduardo Vasconcelos.

Nenhum comentário: