terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Oasis - Dig out your soul


Fiquei muito tempo sem postar no blog, mas estou de volta com uma crítica sobre o novo álbum de Oasis lançado no ano passado, “Dig out your soul”.

Alexandre Rios elegeu o Oracular Spectacular – MGMT como o melhor álbum de 2008. Realmente a banda MGMT surpreendeu muitos críticos e leigos com sua mistura de eletrônico e rock e também pelas suas letras enaltecendo a liberdade na adolescência. Mesmo assim, o ritmo do Oasis continua me encantando com sua guitarra crua, sem muitos efeitos espetaculares.

No primeiro contato com o disco, achei-o distante do estilo já bem definido do Oasis. Mas após ouvir mais vezes, começamos a sentir as semelhanças das músicas novas com as dos últimos CDs. Contudo, há, como toda a crítica comentou, um distanciamento dos primeiros álbuns.

Sentimos algumas diferenças na entrada e final de músicas, como ocorre em “The turning”, “The nature reality” ou “To be where there is life”. Outra diferença notada é a prevalência do ritmo em diversas músicas, como em “(Get off your) High Horse Lady”. Mesmo assim, isso não anula a identidade Oasis.

Pessoalmente, gostei muito do álbum. Inclusive é difícil decidir a melhor música. A banda foi feliz em “I’m outta time” ao mesclar violão e piano e também em “To be there’s life”, com sua batida sistemática e com seu baixo totalmente audível. Em relação às letras, continuam muito bem escritas.

“Yours is a messiah/ Mine is a dream and it won't be long” – The Turning

“If I'm to fall / Would you be there to applaud / Or would you hide behind them all?” – I’m Outta time


Essa permanência de estilo é o que consagra uma banda. Oasis já possui um estilo definido e sua inovação consiste justamente em permanecer com a guitarra pura, a voz inconfundível de Liam e Noel Gallagher e, claro, o pandeiro auxiliando a bateria. É essa vontade de permanecer em um padrão de estilo que também consagrou o novo álbum de ACDC, o “Black Ice”.

Por fim, a capa de “Dig out your soul” é muito bem produzida, seguindo o estilo já consumado pelos outros álbuns. E, para mim, esse é o melhor CD de 2008.


Lucas Caires

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa música a do clipe, espero que seja um álbum, ao menos, razoável. E superior ao do tal MGMT, que não ouvi e...

Anônimo disse...

Ouçam o disco do Vampire Weekend, é muito bom.

Anônimo disse...

Esse novo disco do Oasis é bom, mas não considero o melhor do ano. Os melhores, na minha opinião, foram o do Metallica, AC/DC, MGMT, Vampire Weekend e Kings of Leon.

Anônimo disse...

A música "I’m outta time" é, com certeza, a melhor do cd. Se bem que essa música é uma cópia descarada dos Beatles ...e minha bronca com o Oasis é exatamente essa, eles sempre tentam imitar os Fab Four em vez de serem originais.